Aparelhos Ortodônticos!

Olá minhas lindas! Tudo bem com vocês? Espero que sim!!!

Amores hoje vou abordar um assunto diferente aqui no blog, mas que  faz parte da minha rotina e da minha vida: O Aparelho Ortodôntico! Já faz 1 ano e meio que eu uso aparelho e sempre me perguntam a respeito de como é usar, se vale a pena e tal…   bom, ter os dentes certinhos vai muito além de um sorriso bonito, envolve a saúde no geral já que ele afeta diretamente na nossa mordida, no meu caso, a minha era torta e eu tinha dores de cabeça constante! Meu tratamento ainda não chegou no final e já melhorou muito! E claro, quem não quer ter um sorriso perfeito? O sorriso abre portas!! Para mim, é algo que eu reparo muito nas pessoas e faço questão de cuidar do meu!

Antes de começar o tratamento ortodôntico, vale a pena pesquisar qual o melhor tratamento para você e para sua rotina. Também é extremamente importante ter um bom profissional para te acompanhar!

Confiram os tipos de aparelhos existentes no mercado e dicas para facilitar o tratamento:

APESAR DE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO SER LENTO, O RESULTADO COMPENSA.

Para ter um sorriso alinhado é preciso escolher o tratamento certo. A procura por aparelho dental é cada vez mais comum, inclusive entre os adultos. Este tipo de tratamento corrige os dentes e até a arcada dentária total, podendo fazer até mesmo alterações na face. Por isso, a primeira grande escolha deve ser por profissionais altamente qualificados.

Apesar de o resultado ser compensador, muitos ainda se incomodam o tratamento. A boa notícia é de que hoje existem diversos tipos de aparelhos dentais no mercado, incluindo aqueles que disfarçam a aparência metálica.

aparelhos

QUAIS AS PRINCIPAIS OPÇÕES DE APARELHO DENTÁRIO?

Aparelho fixo

É o mais comum. Consistem em banda, fio e brackets que tem a função de tracionar os dentes, com o auxílio de borrachinhas, movendo-os gradativamente para a posição correta através de ajustes periódicos, que podem ser todos os meses. Estas borrachinhas podem ser coloridas ou incolores, dependendo do gosto do paciente.

Aparelho estético

É aquele aparelho dental em que o metal é substituído por materiais transparentes, como a porcelana. A diferença está somente na aparência.

Aparelho lingual

É colocado por trás dos dentes. Ele fica totalmente escondido e não gera nenhum incômodo visual. Por outro lado, podem acarretar incômodos na língua e alterações na fala.

Aparelho Autoligado

É um modelo novo em que não é necessário o uso de borrachinhas, isso faz com que o atrito entre o fio e o bracket seja reduzido.

Aparelho dental móvel de Contenção

Serve para continuação do tratamento do aparelho dental fixo. Utilizado no céu da boca, previnem que os dentes voltem à posição anterior.

Aparelho dentário móvel

Existem de diferentes formas e para inúmeras situações. O mais comum consiste em um mecanismo utilizado para alargar a arcada superior. Trata-se de uma placa de acrílico encaixada no céu da boca. Parafusos causam uma pressão interna no aparelho que faz com que a área palatal seja alargada.

Aparelho ortodôntico Invisalign

São alinhadores quase invisíveis feito sob medida para cada paciente. São placas extremamente finas e transparentes que já contém todas as mudanças dentárias necessárias para o alinhamento dentário.

Aparelho dentário Reposicionador de Mandíbula

Podem ser utilizados no maxilar superior e mandíbula conjuntamente, e ajudam à “treinar” a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para prevenir disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Aparelho dental Amortecedores de lábios e bochechas

São destinados à manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Ajudam a aliviar a pressão causada pelos músculos dos lábios e bochechas.

Aparelho ortodôntico Extrabucal

Serve para retardar o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás. Também pode-se conseguir vetores de distalização de dentes superiores. Com o Aparelho Ortodôntico Extrabucal, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça e, ligada através de um elástico, ao arco bucal.

DICAS DE COMO CONVIVER COM APARELHO DENTAL

É muito simples habituar-se, basta tomar alguns pequenos cuidados como evitar alimentos grudentos como balas pegajosas e/ou duras, manter a higienização adequada, neste caso, os cuidados devem se redobrados e para evitar os desagradáveis cortes nas bochechas podem ser usadas ceras bucais nos brackets.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS APARELHOS DENTÁRIOS FIXOS E OS MÓVEIS?

Os aparelhos ortodônticos fixos são mais eficientes e indicados para corrigir problemas dentários mais complexos, pois funcionam 24 horas por dia, além de depender menos da colaboração do paciente. Já os móveis são usados para tratamentos em pacientes em fase de crescimento ou para tratamentos simples em jovens e adultos.

EXISTE OUTRA FORMA PARA ALINHAR OS DENTES SEM O USO DE APARELHOS DENTÁRIOS?

Não, para endireitar os dentes não tem muita escolha se não o uso de aparelhos.

ATÉ QUE IDADE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO DEVE SER INICIADO?

O tratamento ortodôntico pode ser realizado em praticamente qualquer idade, tanto para uso de aparelhos fixos ou removíveis, dependendo da indicação para cada caso.

POR QUE DÓI?

Para alinhar os dentes é preciso mudar a posição dos mesmos, e para isso é preciso forçar, o que é feito com o aparelho, que é apertando frequentemente, em média, uma vez ao mês. Os fios metálicos é que exercem esta função com o auxílio das borrachinhas. Todos os tecidos relacionados com os dentes do paciente participam e estão relacionados biologicamente com a movimentação provocada pelo aparelho. É essa movimentação que causa a dor incômoda que a maioria dos pacientes sente alguns dias após apertar o aparelho. Normalmente é uma dor moderada que dura de 2 a 5 dias.

E QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Os benefícios do aparelho ortodôntico sempre são maiores que os incômodos. Isso porque dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais. Além disso, os dentes desalinhados poderem prejudicar a autoestima.

AFINAL, DURANTE QUANTO TEMPO O SORRISO METÁLICO DEVE PERMANECER?

O tempo do início até o término do tratamento é uma das grandes preocupações da maioria dos pacientes. Em termos simples a resposta seria: cada caso é um caso. Singularidade é uma característica da ortodontia. Mas em geral o tempo médio varia entre 18 e 36 meses, depende também do tipo de aparelho dental escolhido.

HÁ COMO EVITAR QUE OS DENTES ENTORTEM?

O acompanhamento odontológico desde cedo pode evitar. Muitos fatores podem influenciar na acomodação dos dentes, até mesmo a posição em que o paciente costuma dormir. Por isso, iniciar as consultas ao dentista por volta dos 5 ou 6 anos de idade, permite ao ortodontista diagnosticar e planejar qual a melhor época para a intervenção nos pacientes que precisarem de tratamento, bem como para encaminhar o pacientes para outros profissionais fundamentais no tratamento de desordens associadas com o aparecimento de maloclusões como o fonoaudiólogo, o otorrinolaringologista, entre outros. A maioria das maloclusões (problemas de má posição dentária) é mais facilmente tratada durante a fase de crescimento da criança.

O QUE MAIS O TRATAMENTO OFERECE ALÉM DA ESTÉTICA?

O tratamento ortodôntico alinha os dentes de forma ideal para que seu posicionamento na boca não prejudique toda a saúde da mesma, o que causa dores e desconforto. Evitando esse contato dos dentes também prevenimos o aparecimento de tártaro nos locais onde a escova não consegue chegar por causa desse contato.

A procura por tratamentos é muito positiva, pois daí entende-se que as pessoas tem se conscientizado quanto à importância de tratar dos dentes e, consequentemente, de toda a boca. Afinal, quem não quer ter uma boca saudável e um sorriso bonito?

Caso tenham dúvidas sobre o tratamento o Dr. Marcelo Borille – www.sorridere.net pode ajudar, é só entrar em contato com ele!

Gostaram das dicas amores? Me contem nos comentários!

Um super beijo e até a próxima!

Assinatura

Não deixem de curtir as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!!

♥ Fã pageInstagramTwitter Google+ ♥ Youtube

Comments

comments

Comente Aqui!

19 thoughts on “Aparelhos Ortodônticos!

  1. Amiga, tratar da nossa saúde bucal é tudo de bom né..
    Eu que já tirei o aparelho sei bem o que é!
    Ótimas dicas, e que esse profissional parece mesmo ser muito top!
    Beijos minha linda..

  2. Nada como um sorriso certinho,mano e?! Tambem acho que super vale a pena o tempo com o aparelho para ter um sorriso lindo depois! Eu amei as dicas que você deu aqui! O meu filho ainda vai usar e o post foi super bacana para me esclarecer!

    Um beijo

  3. Olá! Eu já usei aparelho e lendo seu texto bateu até um pouco de saudade rs. Nossa, lembro bem do alívio que senti quando a dentista me falou que meu tratamento havia acabado. Demorou, mas o resultado foi incrível! Agora ainda uso uma contenção invisível, que fica por trás dos dentes inferiores. Eu não conhecia vários desses aparelhos que você citou, adorei conhecer mais sobre isso.

    Bjs
    http://deliriosdeconsumismo.blogspot.com.br/

  4. Este post é perfeitoooooo! Eu estou usando aparelho fixo, e o resultado é incrível. Breve eu finalizo meu tratamento e vou sorrir a toa 😂😂😂😂 bjjjj
    leniliz.com

  5. Eu sofri a vida inteira com aparelho, talvez pela falta de uma boa escolha do profissional.

    Tava falando pra Tata, vou colocar aparelho de novo mês que vem… Tristeza, não aguento mais.

    Post super informativo! Adorei 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.